sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

O que me importa

 


 
 
Há pouco estava pensando sobre o valor das coisas, e como sempre concluo que importante mesmo é o valor que atribuo aos momentos que desfruto.
Uma refeição simples e deliciosa acompanhada de um bom vinho em lugar
agradável, seja este minha casa ou uma varanda em qualquer lugar deste mundo
absurdamente maravilhoso, me é muito mais valiosa
do que qualquer objeto que eu possa guardar.
Tenho comigo uma mania de refletir sobre o que é caro, e muitas vezes pergunto
 as pessoas o que é o caro delas.
O meu "caro" é algo que me custe privação de pequenos prazeres, de momentos que
 esqueço do resto do mundo levada pela perfeição de um instante, quando então por alguma razão extrema eu tenha que ignorar esta
possibilidade e seguir em frente.
Me é caro deixar de fazer o que me traz felicidade para seguir padrões que alguém criou e que
"quase todos" seguem sem ao menos questionar se é isso que querem para si.
Eu sei que poucas pessoas optam por simplesmente viver bem o
 hoje, e que a maioria se sacrifica muito pensando no futuro e que para muitos isso é
necessário por que se há de se solidificar um patrimônio para
o filho ou ser bem sucedido na carreira escolhida, fortalecer um nome ou uma marca por que a vida profissional assim exige.
Eu também faço planos e tenho projetos.
Mas sabe do que eu tenho medo mesmo?
De deixar de viver o agora em prol de um amanhã que bem pode não chegar.
Eu a cada dia que passa reforço mais o meu compromisso com minha felicidade, por que no meu entender só tem um jeito: amar muito aquilo que se faz.
Acordar de manhã e pensar no que você tem pela frente com aquele friozinho na barriga, aquela empolgação que ninguém tira e que coloca em tua face aquele
sorrisinho que você acha que é discreto, mas que todo mundo nota, é a melhor coisa do mundo.
Isso sim não tem preço, dou tudo o que tenho por isso, é o que busco diariamente
e sei que por mais que em alguns momentos esteja brigando com um
 sistema que tende a me engessar, continuo tendo  o cuidado
 de viver o hoje como um dia raro.

 
 
                   
Foto: Ione Avelar   Marché  des Enfants Rouges - Marais - Paris