segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Um outro olhar

Apesar do trânsito cada vez mais caótico e dos problemas de alagamento quando chove em uma densidade maior, eu gosto de Porto Alegre.
Acho que é uma Capital que ainda nos permite, comparada a outras, desfrutar de
coisas simplesmente geniais.
Depois que comecei a andar de bike ganhei uma outra percepção, bem diferente
daquela revelada pela janela do carro.
Circulo por ruas, praças e parques que até então me eram só um borrão e agora revelam toda sua plenitude e muitas vezes literalmente, me tiram o fôlego; não só para chegar até
estes, mas pela sua imponência e beleza.
Porto Alegre tem muitos aspectos semelhantes a algumas cidades que visitei fora do Brasil, pois aqui é possível observar uma linha clara entre o contemporâneo e o antigo, e isso  me deixa feliz pois revela que estamos evoluindo sim, mas aprendendo a preservar a nossa história.
Certo que ainda nos falta muito, que o caminho a percorrer ainda é longo; mas vocês não imaginam a minha satisfação, ao perceber que muitos de nossos prédios estão em evidente processo de restauração e nossos parques também.
O Parque Farroupilha ou como o conhecemos "a redenção" está com o chafariz, o espelho
 d'água e as floreiras cercados por um tapume para receber manutenção e pintura. No Parque Marinha do Brasil a pista de patinação está passando atualmente por uma recuperação para
 colocação de piso em concreto armado e novo guarda-corpo.
Nas imagens que tenho feito da cidade, vez por outra aparece um andaime e não
os escondo, pelo contrário, faço questão de exibir orgulhosa este começo; uso o termo "começo" por que ainda  sonho com o dia em que estes, estejam em muitas edificações
 antigas  e absolutamente maravilhosas, que ainda estão renegados
a um total descaso.
Mas é assim mesmo de algum lugar temos que partir e avançarmos gradativamente, é
muito bom ver isso acontecendo mesmo que a passos lentos.
Eu nem quero entrar no mérito do custo dessas obras e a forma com que estão sendo
realizadas, por que sei bem como funcionam as coisas no meu  país, o fato é que
preservar, recuperar e devolver um bem público ao seu povo é
algo do qual precisamos muito.  
Venho tentado registrar os encantos de minha bela cidade, sem nenhuma
 pretensão de fazer imagens profissionais, pois não sou fotógrafa, não
 tenho  conhecimento técnico e minhas fotos são somente o registro de momentos
 tão singulares, que me fazem parar a bike para capturar aquele breve instante, que me despertou a atenção, já que estou na minha cidade, fato que  só  aumenta meu sentimento de
 pertencimento a todo esse patrimônio que está aí, gratuito, para quem quiser apreciar totalmente justificado pelas palavras de Isabela Fogaça:

 " Porto Alegre é que tem um jeito legal(...)
Porto Alegre é demais!"
 
Segue uma pequenina amostra dos encantos da capital dos gaúchos
mas deixo aqui a promessa de que em breve haverá muito mais.
 
 

                                                            Catedral Metropolitana Porto Alegre

     Rua Duque de Caxias a esquerda o painel Epopéia Farroupilha frente sul Assembleia Legislativa


                                          Fundação Iberê Camargo Porto Alegre




             
                          
                                      
             

    
                                           Igreja Nossa Senhora das Dores    Porto Alegre



 



           
               
                                         Parque Marinha do Brasil       Porto Alegre

                 



 


 


                 

 
                   
                          Viaduto da Avenida Borges de Medeiros visto da Duque de Caxias   
 

  
                                                     Fundação Pão dos Pobres



    
 

 
   
  
                                                             Vista Lago Guaíba

 

 
                                       

 
  Ciclovia Avenida Beira Rio e  abaixo o Centro Cultural Usina do Gasômetro
 
 

 
 
Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli -  Margs


                                                           Museu força e luz CEEE        
 


                                                                Casa de Cultura Mario Quintana